top of page

Um pouco de história

Por ser um clube centenário, o SPYC tem uma longa história;

1911 – Após a formação da Represa de Guarapiranga, dois britânicos; Bert GreenwoodGeorge Holland perceberam o potencial e construíram o primeiro veleiro da represa; um 20 pés com dois mastros, na configuração denominada tipo “ketch”, e foi assim que nasceu a vela na Guarapiranga.

 

Em seguida, vários amigos de Greenwood se animaram e também construíram seus barcos, criando um “clube do Bolinha” do qual as senhoras não participavam. Nesta mesma época, o Sr. Greenwood teve a ideia de construir o um houseboat (“casa-bote”), que passou a funcionar informalmente como local de eventos náuticos. Era uma espécie de sede flutuante, onde dormiam em colchões no chão, guardavam as velas e atracavam-se os barcos.

1917 – Não demorou para o grupo crescer e o São Paulo Sailing Club é oficialmente fundado, Sr. Greenwood sendo o primeiro comodoro.

1929 – Um terreno foi adquirido e, ao custo de 20 contos de réis, a sede flutuante do clube se tornou uma sede em terra firme. Parte desta estrutura original, existe até hoje!

1936 – O Sr. Greenwood foi eleito o primeiro presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP)

1938 – O clube é rebatizado e passa a ser São Paulo Yacht Club ou

simplesmente SPYC, como até hoje é carinhosamente conhecido.

2017 – O SPYC se torna um Clube Centenário!

Centenario2017_2.jpg

Algumas outras curiosidades:

Os ingleses, fundadores do SPYC, que trabalhavam com produtos importados, recomendavam à sua matriz que enviasse os produtos para o Brasil em caixas de madeira de boa qualidade.... Desta forma quando a mercadoria chegava eles aproveitavam as caixas para transformá-las em barcos.

O SPYC, por tradição, é o clube que organiza a 'Regata de Abertura', que abre a temporada de vela na Represa de Guarapiranga.

Temos um clube irmão em Niterói, chamado Rio Yacht Club (RYC), onde todos os anos, alternadamente em São Paulo ou em Niterói, é realizada a Commodore Cup, uma competição entre os dois clubes, disputando a posse da taça.

bottom of page